Neste tutorial, o TechTudo traz o passo a passo para fazer o efeito de reflexo na água noPhotoshop. Basta seguir as dicas abaixo com atenção para obter um reflexo realista no editor da Adobe.
Uma maneira extremamente simples é copiar, colar, inverter a imagem e diminuir o brilho. Apesar da falta de detalhes, esta técnica pode funcionar para algumas imagens, especialmente as que já apresentam água em algum ponto, como as abaixo. Neste tutorial, porém, ensinaremos também a adicionar água e o respectivo reflexo gerado.
O mais importante para obter um efeito realista é estudar a imagem utilizada, principalmente quando você deseja inserir objetos na cena. É preciso entender como o reflexo é projetado na água. Dependendo do caso, a simples inversão da imagem pode gerar uma imagem “sem lógica”. A altura do objeto e do ângulo de visão em relação à superfície alteram a maneira como você deve criar o reflexo do respectivo objeto.
A imagem refletida na água também sofre outros tipos de interferência. São eles:
* ondulações na superfície da água;
* cor da água;
* cor do céu;
* perspectiva do objeto;
* pontos de iluminação.
* cor da água;
* cor do céu;
* perspectiva do objeto;
* pontos de iluminação.
Em nosso exemplo, vamos criar o reflexo na água a partir da seguinte imagem:
Passo 1. Abra a imagem, clicando em “Arquivo” > “Abrir” (“File” > “Open”), ou use o atalho Ctrl+O;
Passo 2. Defina a área que será refletida. Selecione a ferramenta Seleção Retangular ("Rectangular Marquee Tool"). Depois, selecione a área desejada, copie (Ctrl+C) e cole (Ctrl+V).
Verifique se a imagem “colada” está na mesma posição da imagem original;
Passo 3. Com a camada superior selecionada, vamos invertê-la. Clique no menu “Editar” > “Transformação Livre” (“Edit” > “Free Transform”), ou pressione Ctrl+T. Arraste o ponto de seleção superior até o local indicado, verificando se as proporções da imagem invertida são semelhantes à imagem original;
Passo 4. Iremos adicionar uma ondulação na água. Duplique a camada invertida, clicando em “Camada” > “Nova” > “Camada”, ou use o atalho Ctrl+J;
Passo 5. Adicione o efeito Ruído. Clique em “Filtros”> “Ruído” > “Adicionar Ruído” (“Filter” > “Noise” > “Add Noise”). Escolha os valores “Intensidade 400%”, “Distribuição Gaussiana” e marque a opção “Monocromática” (“Amount 400%”, “Distribution Gaussian” e marque a opção “Monochromatic”);
Passo 6. Adicione agora o efeito de Desfoque de Movimento. Clique no menu “Filtros” > “Desfoque” > “Desfoque de movimento”. (“Filters” > “Blur” > “Motion Blur”). Defina as configurações “Ângulo 0” e “Distância 50 pixels” (“Angle 0” e “Distance 50 pixels”).
Passo 7. Altere a perspectiva desta camada que você aplicou o efeito Ruído. Selecione no menu a opção “Editar” > “Transformação” > “Perspectiva” (“Edit” > “Transform” > “Perspective”). Ajuste a perspectiva conforme indicado na imagem abaixo;
Passo 8. Duplique esta imagem, clicando no menu “Imagem” > “Duplicar” (“Image” > “Duplicate”). Salve o trabalho duplicado com a extensão .PSD como formato do arquivo.
Passo 9. Volte ao seu arquivo original. Oculte a camada com o efeito “ruído/desfoque” clicando no ícone do olho na paleta de camadas. Feito isso, selecione a camada com a imagem invertida;
Passo 10. Vamos adicionar a ondulação na imagem invertida. Clique no menu “Filtro” > “Distorção” > “Mesclagem” (“Filter” > “Distort” > “Displace”).
Para esta imagem, optamos utilizar os valores “Escala Horizontal 5” (“Horizontal Scale 5”), “Escala Vertical 5” (“Vertican Scale 5”), “Mapa de Mesclagem: Ajustar-se ao Tamanho” (“Displacemente Map: Stretcht to Fit”) , “Áreas Indefinidas: Repetir Pixels da Aresta” (“Undefined Areas: Repreat Edge Pixels”).
Ao clicar em “Ok”, será aberta outra janela, onde você deverá escolher a imagem que servirá de mapa para a distorção. Você deverá selecionar o arquivo que salvamos no Passo 8.
Observe que agora, a imagem refletida foi “distorcida” com ondas, de acordo com a imagem importada.
Você pode testar os resultados e utilizar valores que gerem efeitos mais adequados para a sua imagem. Caso a linha do horizonte seja bem definida, utilize o valor para “Escala Vertical 0” (“Vertican Scale 0”). Desta maneira, a ondulação será aplicada somente no sentido horizontal;
Passo 11. Habilite a camada do efeito Ruído novamente e a selecione, clicando nos locais indicados;
Passo 12. Clique no local indicado para alterar o modo de mesclagem da camada;
Passo 13. Selecione o modo “Luz Indireta”;
Pronto! O reflexo está pronto e deve ficar semelhante ao da imagem abaixo.
Com base nas informações que falamos anteriormente, vamos inserir um objeto na cena. Utilizamos o mesmo efeito de distorção por mesclagem que utilizamos na imagem refletida.
Veja o resultado final:
Nenhum comentário:
Postar um comentário